sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Percorrendo os caminhos de São Paulo VII


1º Viagem Missionária 
Evangelizadores: Barnabé, Saulo
Destino:  Antioquia da Síria, Selêucia, Salamina, Pafos, Perge, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.
Duração: dois anos (46-48 DC)

At 14,8-20

Após terem escapado da perseguição em Icônio, Paulo e Barnabé entraram na cidade de Listra para evangelizar e numa ocasião foi curado um paralítico de nascença. Por causa disso, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários fossem a encarnação dos deuses pagãos Mercúrio e Júpiter - deuses romanos, (Hermes e Zeus [deuses gregos] segundo a tradução da Bíblia Ave Maria) e com muita dificuldade os missionários impediram que as multidões lhes oferecessem sacrifícios de adoração.
Depois disso, alguns judeus incrédulos de Antioquia e de Icônio vieram a Listra a fim de incitar a multidão para que apedrejasse Paulo, o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para Derbe.
Ruínas de Listra
Apesar da perseguição sofrida, a Igreja foi estabelecida em Listra e Paulo esteve ali em algumas outras ocasiões.
Listra era uma antiga cidade da província romana da Licaônia e que passou a fazer parte do sul da Galácia, depois que esta outra província veio a ser ampliada, provavelmente na época de Augusto.
O local da antiga cidade era desconhecido e incerto. No ano de 1885 suas ruínas foram identificadas pelos arqueólogos perto da moderna cidade de Catin. Fica cerca de trinta e quatro quilômetros a sudoeste de Icônio. Uma inscrição, ali encontrada, informa-nos que essa cidade se tornou colônia nos tempos do Imperador Augusto.
Listra era uma obscura aldeia, nas altas planícies da Licaônia (próxima da moderna Hatum Sarai), que foi selecionada por César Augusto como local de uma dentre diversas colônias romanas, provavelmente com propósitos de melhorar a defesa. Inscrições até hoje existentes mostram-nos que naquela época havia ali uma comunidade que falava o latim.  Naquela localidade havia uma população de origem grega e judaica , mas também havia uma substancial porção não helênica.
Atualmente, no sítio de Listra, está a moderna cidade de Zoldera.
Curiosidade: Timóteo era possivelmente natural de Listra (cap. At 16:1-3)


Fonte: Internet

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...