terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Percorrendo os caminhos de São Paulo VIII


1º Viagem Missionária 


Evangelizadores: Barnabé, Saulo
Destino:  Antioquia da Síria, Selêucia, Salamina, Pafos, Perge, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.
Duração: dois anos (46-48 DC)

Derbe
 Atos 14,20-21
Era uma cidade que ficava na região de Licaonia, mencionada pela primeira vez no século I AC. Fazia parte de uma secção da província romana da Galácia, no tempo de Paulo. Derbe foi conquistada pelos romanos em 25 AC e foi acrescentada à Galácia por Cláudio em 41 DC.
Segue abaixo alguns eventos registrados no livro de Atos dos Apóstolos:
  • Paulo e Barnabé pregaram nesta cidade durante a primeira viagem missionária de Paulo e aí fundaram uma igreja cristã (At 14:20, 21).
  • Paulo visitou novamente Derbe durante a sua segunda viagem missionária (At 16:1, 2) e possivelmente durante a sua terceira viagem missionária (At 18:23).
  • Gaio, que mais tarde se juntou a Paulo, era natural de Derbe (At 20:4)
Foram apresentadas várias sugestões relativamente à localização da antiga Derbe mas o local só foi descoberto em 1956, quando M. Ballance encontrou, em Kerti um bloco de pedra calcária com inscrições gregas mencionando Derbe. Kerti é um montículo de tamanho moderado, situando-se 83 km a sudeste de Icônio, a atual Konya. Um mapa situa Derbe a cerca de 72 km a sudeste de Icónio mas este mapa não incorpora as mais recentes descobertas no local.

Fonte: http://www.jesusvoltara.com.br/dicionariobiblico/derbe.htm


Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...