domingo, 17 de abril de 2011

Semana Santa - Domingo de Ramos


Olá amados, inicia-se hoje em nossa igreja a Semana Santa. A abertura se dá com o Domingo de Ramos, onde relembramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém em um jumentinho (símbolo da humildade).
Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém celebrar a Páscoa judaica com os discípulos. Foi acolhido como um Rei, confirmando assim a profecia de Isaías, e  aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Origem da Celebração do Domingo de Ramos
A origem do Domingo da paixão “in palmis” seria um costume popular do século V, em Jerusalém, que na tarde do Domingo fazia uma procissão solene para comemorar a entrada de Jesus na cidade. A procissão de palmas iniciava-se no Monte das Oliveiras na direção da cidade, imitando assim o ingresso do Senhor em Jerusalém. O sucesso e a popularidade desta evocação comemorativa dá-se porque a comunidade revive, dramatizando-a, a cena evangélica da entrada de Jesus em Jerusalém lida no início, refazendo depois o percurso feito por Cristo. A procissão não estava ligada a uma celebração eucarística.
No início do século VII esses costumes passarão do Oriente para a Espanha e a Gália. Somente no século XII que será aceita em Roma.
Desde os tempos primitivos, começa em algum lugar fora da Igreja principal. No início da Idade Média, o centro da atenção era o livro do Evangelho, mais tarde suplantado por relíquias e, finalmente, pela própria Hóstia. (fonte: Canção Nova)


Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...