quinta-feira, 22 de setembro de 2011

É verdadeira a Sagrada Escritura?


Os livros da Escritura ensinam com certeza, filmente e sem erro a verdade de Deus, porque são inspirados, ou seja, foram escritos por inspiração do Espírito Santo e têm Deus por autor. (Concílio Vaticano II, Dei Verbum, nº 11)[103 - 107 do Catecismo da Igreja Católica]

A Bíblia não caiu do céu feita, nem Deus a ditou a autômatas, istó é, escritores iconscientes. 
Antes, para escrever livros sagrados, Deus escolheu e serviu-Se de pessoas na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autroes, tudo aquilo e só aqulo que Ele queria. Para que determinados textos fossem reconhecidos como Escritura Sagrada, tiveram de ser aceites pela Igreja Universal. Teve de existir, portanto, um consenso nas comunidades: "Sim, é o proprio Deus que nos fala por este texto, isto é mesmo inspirado pelo Espirito Santo!"
Desde o século IV, estes escritos protocristãos estão fixados no CÂNONE{trata-se da compilação vinculativca das Sagradas Escrituras que se encontram na Bíblia tanto no Antigo como no Novo Testamento} das Sagradas Escrituras, tal como foram realmente inspirados pelo Espirito Santo.

Como pode a Sagrada Escritura ser "Verdade", se nem tudo o que nela se encontra está correto?
A Bíliba não transmite precisão histórica nem conhecimentos científico-naturais. Também os autores eram filhos do seu tempo. Eles partilhavam as conceções culturais do seu ambiente, em cujos erros, por vezes, estavam presos. Não obstante, tudo o que o ser humano precisa de saber sobre Dus e sobre o caminho da sua redenção econtra-se com infalível segurança na Sagrada Escritura. [106-107, 109 do Catecismo da Igreja Católica] 
(Fonte: YouCat)

"Meditai a Palavra de Deus com frequencia e permiti ao Espírito Santo ser o vosso mestre. Descobrireis, então, que os pensamentos de Deus não são os nossos; sereis logo conduzidos a contemplar o verdadeiro Deus e ler os acontecimentos da história com os Seus olhos; ireis saborear plenamente a alegria que transborda da Verdade ."(Bento XVI, 22 de agosto de 2006)

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...