Evangelizadores: Barnabé, Saulo e João Marcos (até a cidade de Perge)
Destino: Antioquia da Síria, Selêucia, Salamina, Pafos, Perge, Antioquia da Psidia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.
Duração: dois anos (46-48 DC)
“Percorreram toda a ilha até Pafos e acharam um judeu chamadao Bar-jesus, mago e falso profeta, que vivia na companhia do proconsul Sergio Paulo, homem sensato. Este homem chamou Barnabe e Saulo, exprimiu-les o desejo de ouvir a palavra de Deus” (At 13,6-7)
Odeão em Pafos (anfiteatro) |
São Lucas nos relata que os apostolos percorreram a ilha de Salamina a Pafos. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 150 km. A palavra não diz como fizeram a viagem, mas pode ter sido a pé a maior parte do trajeto.
Pafos era uma das maiores cidades da ilha. Situada no lado leste, foi o principal centro administrativo romano de Chipre. Os habitantes eram devotos da deusa Afrodite, considerada a deusa do amor e da beleza. A ilha de Chipre era tida como o local de nascimento desta deusa, numa praia a poucos quilometros de Pafos. Os cultos eram regados a orgias e libetinagem. As mulheres sacerdotisas que representavam a deusa eram consideradas sagradas e o sexo com elas era para o povo um meio de adoração e contato com a deusa.
Foi em Pafos que Saulo (nome judeu), pela primeira vez foi chamado Paulo. Nome romano usado na missão entre os gentios.
Rocha de Afrodite, local mitico do seu nascimento |
Ruinas de Pafos |
Entre os judeus foi dificil a difusão do evangelho, não tiveram muito exito. Conquistaram, porém o coração do procônsul Sérgio Paulo. Foi descoberto em Pafos uma inscrição com seu nome, fato que pode comprovar sua importância na cidade. Lá encontraram também, Bar-Jesus (filho de Jesus) também chamado Élimas (aquele que divide), um judeu, mago e falso profeta. Este último, judeu, pregava um falso messianismo apresentando Jesus como o Messias suntuoso, alienando as pessoas. Era mago, enganava as pessoas com truques de magia, tentando manipular espiritualmente a realidade.
Elimas fazia parte da comitiva de Sérgio Paulo. Quando Paulo e Barnabé estavam na ilha, desejou Sérgio Paulo receber deles instrução religiosa. Mas Barjesus/Élimas, receando que a sua própria reputação e posição, bem como os seus proventos, estivessem em perigo por causa das doutrinas que aqueles apóstolos ensinavam, fez-lhes forte oposição. Como resultado desta atitude, Deus o feriu de cegueira por meio de Paulo. O resultado deste milagre foi que Sérgio Paulo acretidou e aceitou a doutrina de Cristo (13:9-12)
Mosaico da casa de Dionísio |
O procônsul representa todo o povo que aceitou a verdade de Jesus, o mago Bar-Jesus/Elimas representa aqueles que negam o Cristo.
Terminada a missão Paulo e seus companheiros seguiram viagem.
Pafos é considerado Patrimônio Mundial da Unesco, com suas ruínas, sítios arqueológicos de gandre valor histórico.
Sua religião é na maioria a grego ortodoxa em toda a ilha. Somente 3% da população é catolica.
O Papa Bento XVI visitou a ilha de Chipre ano passado, fato histórico, pois foi o primeiro Papa a visitar a ilha.
O Papa Bento XVI visitou a ilha de Chipre ano passado, fato histórico, pois foi o primeiro Papa a visitar a ilha.
vídeo sobre a viagem do Papa Bento XVI à ilha de Chipre por Canção Nova
Paz e Bem!
ABBA
0 comentários:
Postar um comentário
Comente: