segunda-feira, 16 de maio de 2011

Percorrendo os caminhos de São Paulo (III)

1º Viagem Missionária
Evangelizadores: Barnabé, Saulo e João Marcos (até a cidade de Perge)
Destino:  Antioquia da Síria, Selêucia, Salamina, Pafos, Perge, Antioquia da Psidia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.
Duração: dois anos (46-48 DC)


“Percorreram toda a ilha até Pafos e acharam um judeu chamadao Bar-jesus, mago e falso profeta, que vivia na companhia do proconsul Sergio Paulo, homem sensato. Este homem chamou Barnabe e Saulo, exprimiu-les o desejo de ouvir a palavra de Deus” (At 13,6-7)
Odeão em Pafos (anfiteatro)
São Lucas nos relata que os apostolos percorreram a ilha de Salamina a Pafos. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 150 km. A palavra não diz como fizeram a viagem, mas pode ter sido a pé a maior parte do trajeto.
Pafos era uma das maiores cidades da ilha. Situada no lado leste, foi o principal centro administrativo romano de Chipre. Os habitantes eram devotos da deusa Afrodite, considerada a deusa do amor e da beleza. A ilha de Chipre era tida como o local de nascimento desta deusa, numa praia a poucos quilometros de Pafos. Os cultos eram regados a orgias e libetinagem. As mulheres sacerdotisas que representavam a deusa eram consideradas sagradas e o sexo com elas era para o povo um meio de adoração e contato com a deusa.
Foi em Pafos que Saulo (nome judeu), pela primeira vez foi chamado Paulo. Nome romano usado na missão entre os gentios.
Rocha de Afrodite, local mitico do seu
nascimento
Ruinas de Pafos












  Entre os judeus foi dificil a difusão do evangelho, não tiveram muito exito. Conquistaram, porém o coração do procônsul Sérgio Paulo. Foi descoberto em Pafos uma inscrição com seu nome, fato que pode comprovar sua importância na cidade. Lá encontraram também, Bar-Jesus (filho de Jesus) também chamado Élimas (aquele que divide), um judeu, mago e falso profeta. Este último, judeu, pregava um falso messianismo apresentando Jesus como o Messias suntuoso, alienando as pessoas. Era mago, enganava as pessoas com truques de magia, tentando manipular espiritualmente a realidade.
Elimas fazia parte da comitiva de Sérgio Paulo. Quando Paulo e Barnabé estavam na ilha, desejou Sérgio Paulo receber deles instrução religiosa. Mas Barjesus/Élimas, receando que a sua própria reputação e posição, bem como os seus proventos, estivessem em perigo por causa das doutrinas que aqueles apóstolos ensinavam, fez-lhes forte oposição. Como resultado desta atitude, Deus o feriu de cegueira por meio de Paulo. O resultado deste milagre foi que Sérgio Paulo acretidou e aceitou a doutrina de Cristo (13:9-12)
Mosaico da casa de Dionísio
O procônsul representa todo o povo que aceitou a verdade de Jesus, o mago Bar-Jesus/Elimas representa aqueles que negam o Cristo.
Terminada a missão Paulo e seus companheiros seguiram viagem.

 Pafos é considerado Patrimônio Mundial da Unesco, com suas ruínas, sítios arqueológicos de gandre valor histórico.
Sua religião é na maioria a grego ortodoxa em toda a ilha. Somente 3% da população é catolica.
O Papa Bento XVI visitou a ilha de Chipre ano passado, fato histórico, pois foi o primeiro Papa a visitar a ilha.

vídeo sobre a viagem do Papa Bento XVI à ilha de Chipre por Canção Nova

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...