quarta-feira, 27 de abril de 2011

Percorrendo os caminhos de São Paulo (I)

1ª Viagem Missionaria

mapa da 1ª viagem missionaria
Evangelizadores: Barnabé, Saulo e João Marcos (até a cidade de Perge)

Destino:  Antioquia da Síria, Selêucia, Salamina, Pafos, Perge, Antioquia da Psidia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.

Duração: dois anos (46-48 DC)

A conversão mais extraordinária após a ascensão de Jesus é sem sombra de dúvidas a de Saulo, ou Paulo de Tarso. E foi vontade de Deus que o Evangelho fosse levado a outras nações. Não foi por acaso que o Senhor escolheu Paulo, ele era letrado, versado nas línguas grega e hebraica.

antiga igreja de São Pedro 
na Antioquia da Síria
Antioquia foi o lugar onde os Cristãos começaram fazer esforços para extender o evangelho a não-judeus.

Paulo, ainda Saulo, foi chamado a Antioquia da Síria por Barnabé, pois a Boa Nova estava sendo pregada por lá (At 11, 19-30) e muitos acreditavam na Palavra do Senhor. Paulo trabalhou com Barnabé durante um ano, e foi nessa igreja, nessa comunidade que pela primeira vez os discípulos de Jesus foram chamados de “cristãos” e também onde São Pedro foi bispo antes de ir para Roma e ser martirizado na colina do Vaticano.

Antakya (Turquia), antiga
Antioquia da Síria
A Palavra de Deus devia ser levada a outros povos. “Certo dia, enquanto celebravam a liturgia em honra do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de realizarem a obra para a qual eu os chamei”. (At 13, 2).

Antioquia era cidade da Síria, centro da evangelização antes de Roma, berço da missão cristã. Era uma cidade habitada por muitos judeus, sendo assim, um campo fértil e produtivo para a evangelização. Foi ponto de partida para as viagens de São Paulo. É hoje, chamada Antakya, capital da província de Hatay, no sul da Turquia.

Selêucia
Saindo de Antioquia, desceram as montanhas até Selêucia cidade portuária do Mar Mediterrâneo. Distava cerca de 25 km da cidade de Antioquia. Dali embarcaram para a ilha de Chipre.

 Navegaram para Chipre, ilha natural de Barnabé (At 4.36), e anunciaram a Palavra em Salamina, baía principal de Chipre.Terminando a missão desceram até Pafos. (continua...)

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...