domingo, 6 de fevereiro de 2011

Por que o peixe é usado como símbolo cristão?

Não, o peixe não é usado como símbolo cristão por causa dos apóstolos que eram pescadores, e nem porque Jesus multiplicou os pães e os peixes, trata-se de um acróstico. O símbolo era um sinal secreto de fé. A igreja primitiva foi muito perseguida no primeiro século. Durante a perseguição de Nero (64 depois de Cristo) a religião dos cristãos foi considerada "superstição estranha e ilegal". Os pagãos desconfiavam deles e os mantinham à distância, suspeitavam deles, acusando-os dos piores delitos. Perseguiam-nos, aprisionavam-nos, condenavam-nos ao exílio ou à morte. Nossos irmãos não podiam declarar publicamente como nós hoje “Viver pra mim é Cristo, grande Deus, Aleluia...”. Isto poderia lhes custar à vida.





A palavra grega para peixe é ίχθύς - ICHTHYS que produz um acróstico cheio de significado:
Ίησοΰς – Χριστός – Θεού – Υίός - Σωτήρ
I)ÉSÚS - (CH)RISTÓS - (TH)EOÚ - (HY)ÓS - (S)ÓTÉR
JESUS - CRISTO - DEUS - FILHO - SALVADOR
Traduzindo: Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador.
Catacumbas de Roma

Impedidos de professar a fé abertamente, os cristãos serviam-se de símbolos, que pintavam nas paredes das catacumbas e, com mais freqüência, gravavam nas placas de mármore que lacravam as sepulturas.
Diz a história que quando um cristão se sentia só por causa das perseguições, ele ia até uma praça e desenhava, com o pé, um peixe no chão. Esse gesto não chamava atenção dos perseguidores! Caso passasse por ali mais um cristão, desenhava ao lado outro peixe.
Assim nossos irmãos sabiam que não estavam sozinhos e a fé em Cristo crescia cada vez mais.
Mesmo com o fim das perseguições aos cristãos, o peixe continuou sendo um belo símbolo da fé leal em cristo Jesus e assim permanece até hoje.
mosaio da Igreja da Multiplicação dos Pães em Tabgha em Israel
Catacumbas

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...