quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Capela Sistina em 3D


Vista externa da Capela, do alto da
 Basílica de São Pedro

Capela localizada no Vaticano, cuja construção foi ordenada pelo Papa Sisto IV (por isso Sistina) no ano de 1475 e estendeu-se até 1483. Posteriormente, em 1508, Michelangelo foi contratado pelo Papa Julio II para pintar o teto (onde podemos ver figuras de profetas e sibilas) e a parede ao fundo do altar da capela (o Juízo Final).  Ele relutou em aceitar a encomenda por considerar-se um escultor e não um pintor, e é visível nesta obra a transposição da sua linguagem de escultor para a de pintor. A composição é monumental, as figuras humanas são ressaltadas em seus contornos e volume escultural, enquanto as paisagens são tratadas com menor importância. Um dos motivos pode ter sido o fato de Michelangelo ter utilizado os desenhos do projeto do túmulo do Papa como base para esta obra.
Entrega das Chaves a Pedro (Perugino)
Os afrescos são inspirados em cenas do Antigo e Novo Testamento, como Moisés a caminho do Egito e a circuncisão de seus filhos (Pinturicchio), Passagem do Mar Vermelho (Cosimo Rosselli), O Batismo de Jesus(Pinturicchio) , Entrega das Chaves a São Pedro (Perugino),  A Última Ceia, (Rosselli).
Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.

A Criação de Adão de Michelangelo
FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR ESSE MONUMENTO HISTÓRICO.
CLIQUE NO LINK ABAIXO, E APÓS SER A IMAGEM ABERTA TOTALMENTE, FAZER CLICK COM O MOUSE E ARRASTAR PARA CIMA, PARA BAIXO, PARA A ESQUERDA E PARA A DIREITA . O SINAL + E - PERMITE AMPLIAR OU REDUZIR A IMAGEM.    


Paz e Bem!
ABBA

1 comentários:

Isabella disse...

OI ... maravilhosa esta postagem da Capela Sistina amei.....

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...