quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Percorrendo os caminhos de São Paulo VI


1º Viagem Missionária

Evangelizadores: Barnabé, Saulo
Destino:  Antioquia da Síria, Selêucia, Salamina, Pafos, Perge, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.
Duração: dois anos (46-48 DC)
 Atos, 14,1-7
Retornamos depois de algum tempo ao nosso estudo sobre as grandes viagens de São Paulo. 
Depois de terem sido expulsos da cidade Antioquia da Pisídia, Paulo e Barnabé chegaram a Icônio e dirigiram-se à sinagoga mostrando-nos assim que a perseguição sofrida na cidade anterior não lhes causou desânimo. 
Icônio foi uma importante cidade no interior da Ásia Menor. Era grande e estava localizada em uma fértil planície além de estar na rota do oriente e do ocidente.
A atitude dos missionários, de irem primeiro à sinagoga denota uma estratégia de evangelização. a sinagora era um canteiro de evangelização entre os judeus, onde havia uma sinagoga, havia judeus. A estes primeiro, Paulo levava a boa nova, depois aos gentios.
A pregação dos apóstolos foi impactante na cidade, judeus e gregos creram em Jesus (a pregação de Paulo era cristocênctrica), entretanto alguns judeus permaneceram incrédulos à Palavra e incitaram os pagãos contra os missionários. Sem nada a temer, Paulo e Barnabé permaneceram por bastente tempo na cidade (alguns deizem q foi pouco mais de um ano), e fundaram uma igreja.
Icônio -  Atual Konya, Turquia
Passado esse tempo tiveram que sair fugidos da cidade, pois aconteceu que levantou-se um motim, e mais uma vez Paulo e Barnabé sofreram ostensivas perseguições.
Saindo de lá, foram para Listra e Derbe, nos arredores Licaônia. 
A cidade de Icônio sempre foi habitada e chama-se atualmente Konya (Turquia). Mais tarde, ainda durante a primeira viagem, Paulo voltou a Icónio (At 14:21), visitando-a novamente durante a sua segunda viagem missionária (At 16:2) e possivelmente durante a sua terceira viagem missionária (At 18:23).
Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...