sexta-feira, 1 de julho de 2011

O zelo com nossos instumentos musicais

Olá amados. Tempos atrás, navegando na web, em busca de informaçãoes relacionadas ao meu ministério (música) encontrei o blog do Orlando Jr da Canção Nova com informações bem interessantes. Enviei a ele uma séeeeeeerie de questionamentos com relação ao ministério das artes, já que o post do dia do blog dele pedia exatamente isso, que enviassemos nossas duvidas. Segue abaixo algumas dicas de como cuidar bem dos intrumentos musicais. Podem ler o artigo na íntegra no link: Vida e Música


PARA VIOLÃO, GUITARRA, BAIXO E OUTROS INSTRUMENTOS DE CORDA:
* Mãos sempre limpas pra tocar: Desta forma você aumenta a vida útil das cordas ( e a sonoridade também).
* Nunca exponha ao sol: A não ser que você esteja fazendo um show de manhã ou à tarde ao ar livre. O calor excessivo do sol afeta diretamente a madeira. Você pode perder o seu instrumento fácil, fácil com um desleixo desses.
* Prefira um encordamento bom: Se a sua realidade é de pouco dinheiro, invista assim mesmo num bom encordamento. É mais um motivo pra você cuidar bem do bichinho e gastar pouco.
* Pra limpar: (quando vou trocar o encordamento) eu uso álcool no braço, com uma escovinha macia (aquela escovinha de dente velha) e uma flanela seca. Nada de óleo ou lustra móveis. De 2 em 2 meses, passo uma cera de carro (Grand prix) e só.
* Você usa estabilizador no seu ampli?Não?: É bom, viu… Tem cada lugar em que a gente vai tocar, que se deixar, a gente sai de lá eletrocutado! E se não chegar a você, provavelmente você pode perder o seu ampli e seu instrumento também.

PARA TECLADO E SEMELHANTES:
* Mãos limpas: Nas teclas, aquele negócio pegajoso? Me ajuda aê, cara! Aos poucos a sujeira entra pelo circuito, e aí pode dar problema.
* Nunca expor ao sol: Alguns teclados tem o material da carcaça mais frágil, de acrílico ou outro material. Se você deixa um KORG X5D (ou um Yamaha da série PSR) apenas 30 min no sol, já tem estrago por vir. O calor também pode afetar alguns componentes internos do teclado.
* Longe da poeira, da maresia e da umidade: Num precisa explicar muito sobre isso né? Então tá bom.
* Não abra o seu teclado, pra fazer bravura e dizer que “conhece profundamente o seu teclado”. Leve pra alguém que entenda, ok?
* Estabilizador também, lógico… Tá com a conta bancária lotada? Tem seguro? Eu duvido!
* Flanela

PARA BATERIA E AFINS: (via Kiko/RJ)
* Limpeza Geral: Desmontar a bateria (tons, surdo, caixa e bumbo) e fazer uma boa limpeza da poeira. As peças metálicas merecem uma atenção especial com uma flanela generosa. As mascar de digitais e suor, podem se tornar ferrugens horríveis depois! (se fizer isso e não souber afinar a bateria, por favor, chame alguém que sabe)
* Limpeza Parcial: Flanela!
* Pratos: Quanto mais limpos e preservados, melhor… Garante a sonoridade!

PARA TODOS OS INSTRUMENTOS
* Case para todos!: Se você não consegue ainda comprar um case pro seu instrumento (como eu), então arrume um Bag de boa qualidade pra acomodá-lo. Não trasnsporte ele de qualquer jeito!
* Cuide do visual e peças originais do seu instrumento: Você vai se arrepender, se o seu instrumento estiver deteriorado ou modiicado do original na hora de vendê-lo! Tenha certeza disso!

Por: Orlando Junior – Canção Nova

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...