segunda-feira, 20 de junho de 2011

Corpus Christi I

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59)
 

Na próxima quinta-feira celebraremos com toda a Igreja, a festa de Corpus Christi, o Corpo de Cristo. Dia que celebramos a presença real e viva de Cristo na Hóstia Consagrada.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, mas foi somente em 1264, que o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração, como o Tanto Ergo, tema de um de nossos posts.  
A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Em nosso país, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. Entretanto foram os portugueses, na época colonial que trouxeram a festa de Corpus Christi para o Brasil. 
A origem da festa está ligada a um milagre eucarístico acontecido na Idade Média. Mas isso fica pra o proximo post. 




Entenda as festividades móveis da Igreja Católica
 
O feriado de Corpus Christi é uma das festividades móveis que giram em torno da Páscoa.  Veja como funcionam essas festividades móveis que são calculadas a partir da Páscoa:

- Páscoa: comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia de 21 de março;


- Quaresma: período que compreende os 40 dias que antecedem a Páscoa;

- Domingo de Ramos:  domingo que antecede o domingo de Páscoa;

- Pentecostes: celebrado após 50 dias do domingo de Páscoa;



- Santissima Trindade: celebrado no primeiro domingo depois de Pentecostes.

- Corpus Christi: celebrado na quinta-feira após a Solenidade da Santissima Trindade.


Paz e Bem!
ABBA


0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...