segunda-feira, 9 de maio de 2011

Série Ministérios - Música

Dentro do nosso movimento temos o ministério das artes, dividido em música, teatro, dança e tudo o que envolva arte. Falemos hoje sobre o Ministério de Música.

“Prestai atenção, disse ele, homens de Judá e de Jerusalém, e tu, rei Josafá! Eis o que vos diz o
Senhor: Não temais, não vos deixeis atemorizar diante dessa multidão imensa, pois, a guerra não compete a vós, mas a Deus.
No dia seguinte, de manhã, puseram-se a caminho para o deserto de Tecua. Josafá estava presente na partida deles, para lhes dizer: ‘Escutai-me homens de Judá e de Jerusalém, Ponde vossa confiança no Senhor e estareis seguros; crede no seus profetas, e tudo vos correrá bem.’
Em seguida, depois de se ter entendido com o povo, ele designou os cantores que, revestidos de ornamentos sagrados, haveriam de marchar à frente do exército, cantando: ‘Louvai o Senhor, pois sua misericórdia é eterna!’  No momento em que era entoado este cântico de louvor, o Senhor fez cair numa emboscada os amonitas, os moabitas e os habitantes da montanha de Seir que tinham vindo atacar Judá. Foram destruídos.”(2Cr 20,15;20-22)
 

O ministério de musica do Rei Josafá estava a frente do pelotão, a frente do exército, armados apenas de seus instrumentos musicais, cantando louvores ao Senhor. Canto que deu vitória ao povo de Deus.
Sempre ouvi no meu tempo de caminhada que o Ministério de musica é o pelotão de frente do grupo de oração, do exército do Senhor, é aquele que marcha à frente para abrir as fileiras do adversário. Suas armas? A voz, os instrumentos musicais, microfones, cabos, caixas de som e olhe lá. As vezes só se tem uma arma, a voz, a voz que louva, que canta ao Senhor.
Ser ministro de musica é muito mais que simplesmente cantar, que tocar. O canto, o arranjo, deve ser como uma ponta de lança e bem afiada. A função da lança é penetrar. A música é a ponta da lança, o cabo é a Palavra de Deus. Quanto mais fina a ponta mais facil de perfurar. Ser musico é isso, é fazer com que a mensagem do Senhor entre no coração das pessoas, a musica bem tocada, bem cantada ajuda nossos irmãos a abrirem o coração pra Deus. Quem já não foi tocado por Deus por uma música. Todos nós temos uma trilha sonora com o Senhor. A faixa 1 da minha trilha sonora com Deus é Restauração do Dunga... já faz 10 anos, e ainda hoje o Senhor fala comigo através desta canção.
Você que é ministro de musica e que está lendo este artigo, tenha mais zelo com seu ministério, ele é sagrado. Lembre-se do quanto Deus falou com você com uma música simples, as vezes até reproduzida por uma voz desafinada, porque quando digo que a musica deve ser bem cantada não digo somente no termo técnico, mas a musica com unção, cantada com fervor e adoração, em resposta ao chamado de Deus. Devemos é claro nos empenhar para dar o nosso melhor, quem tiver condições estude, se profissionalize, faça aulas de canto, estude novos arranjos no violão, toque bateria de um jeito novo. Mas em primeiro lugar devemos buscar fazer a vontade de Deus, orar e usar as armas que estão disponiveis. Nas guerras de antigamente os soldados não iam pra batalha sem saber segurar uma espada, havia treinamento. Nós temos ensaios, momentos de oração.
Nossa missão é evangelizar, evangelizar é dar uma Boa Notícia.
Que a boa Nova de hoje e sempre seja anunciada entre tons e semitons, entre os sopranos e os contraltos, entre os desafinados e os desafinados.
formação para músicos com Luiz Carvalho (Comunidade Recado) 2010

Maria Cristina - Ministra de música - Grupo de Oração Abba 

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...