sexta-feira, 27 de maio de 2011

Percorrendo os caminhos de São Paulo (IV)


Mapa da 1ª viagem
1º Viagem Missionária
Evangelizadores: Barnabé, Paulo
Destino:  Antioquia da Síria, Selêucia, Salamina, Pafos, Perge, Antioquia da Psidia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.
Duração: dois anos (46-48 DC)




Paulo e seus companheiros navegaram de Pafos e chegaram a Perge, na Panfília, de onde João Marcos, apartando-se deles, voltou para Jerusalém (At 13, 13).
Ruínas de Perge

São Lucas não descreve o motivo que fez com que João-Marcos se separasse de Paulo e Barnabé, voltanto assim à Jerusalém. Sabe-se que tempo depois ele foi motivo de violenta discussão entre Barnabé e Paulo, por ocasião da sua segunda viagem missionária (At 15,36-41).
O evangelista também não descreve quanto tempo os apóstolos ficaram em Perge evangelizando, tampouco como foram recebidos e como o povo recebeu a mensagem, pois se sabe que os habitantes eram devotos do culto a deusa Ártemis (Diana para os romanos) deusa da caça e da vida selvagem. 
ruinas de perge
Sabemos que no retorno da primeira viagem passaram por Perge e pregaram o evangelho, em seguida desceram a Atália (At 14,25).
Perge, assim como Atália, era uma cidade portuária da Panfília, hoje Turquia, às margens do Rio Cestro. Não se sabe com certeza se na primeira viagem eles desembarcaram em Atália e viajaram por terra os poucos quilômetros até Perge ou se navegaram direto para Perge. Sabe-se através de relatos antigos que o rio Cestro era navegável pelo menos até Perge.
fórum de Perge
No livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas não fala de nenhuma comunidade formada em Perge, mas sabe-se que a cidade acolheu uma importante Igreja bizantina no século III.
A Panfília, ao longo dos anos, foi dominada pelo Reino da Lídia, Pérsia, Macedônia e Roma. Sob os romanos, ela esteve, em diversas ocasiões, unida como província à Cilícia ao Leste, daí à Galácia e, por fim, à Lícia. (Atos 13:13; 16:6; 27:5)
Evidentemente, havia judeus ou prosélitos naquela região, pois na Festa de Pentecostes pessoas da Panfília se achavam em Jerusalém, e ficaram surpresas de ouvir os discípulos falarem em seu "próprio idioma" (At 2,5-11).
coluna com desenho  da deusa Ártemis
Perge hoje é um grande sitio de ruínas antigas, mas como não é Patrimônio Mundial da Unesco carece de recursos para mais escavações.
Foi uma das mais belas e mais ricas cidades do mundo antigo. Foi também famosa pelo templo da deusa Artemis (ou Diana) e por ser a casa do famoso matemático grego Apolônio de Perge. 
Encontrei um blog católico LUCERE ET FOVERE, vale a pena dar uma conferia no texto sobre a cidade de Perge . 
Continuaremos nossa viagem pelos caminhos de São Paulo no próximo post, onde veremos o que se passou em Antioquia da Psídia. Até lá.

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...