quinta-feira, 21 de abril de 2011

Semana Santa - Lava pés e Santa Ceia

Nesta quinta-feira Santa celebramos a Instituição da Eucaristia e também relembramos o Lava-pés, momento solene, onde Jesus num gesto de amor e humildade lava os pés dos seus discípulos.
A Missa de hoje solenemente tem quatro momentos.


INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
(Mt 26,26-28) (Mc 14,22-24) (Lc 22,19-20) (Jo 6,53-56) (1Cor 11,23-25)

Jesus, sabendo que havia chegado a sua hora, entregou-nos o melhor presente, entregou-nos seu Corpo e Sangue, verdadeira comida e verdadeira bebida durante a celebração da Ceia.
Jesus jantava com seus discípulos. Na Ceia pascal de Jesus não se faz referência ao cordeiro ou as ervas amargas da ceia pascal judaica. Tem apenas pão e vinho, comida de todos os dias para dizer que precisamos coMÊ-LO todos os dias na Eucaristia. Ele dá a vida como Cordeiro pascal para ser o "Pão da Vida" (Jo 6) de cada dia. O comer para os judeus é algo sagrado. A comida deve ser saboreada, portanto a eucaristina deve ser saboreada, por isso é um Sacramento que comemos.
“Saborear” vem de “sabor”, que vem do Latim SAPOR (paroxítona), do verbo SAPERE, “provar, sentir gosto, ter conhecimento”, derivado do Indo-Europeu SEP-, “provar, perceber”.
“sábio” e “saboroso” têm origem comum.
Jesus fez da Eucaristia alimento para dar sabor a vida, para dar sabedoria.

 
LAVA-PÉS
(Jo 13,1-20)
Jesus se torna pequeno e pobre, desce na escala da promoção humana e assume o lugar de servo ou escravo. Lavou os pés dos discípulos. De acordo com a tradição judia, o escravo lavava os pés do senhor, e algumas vezes as esposas lavavam os pés do marido ou os filhos lavavam os do pai.
Com essa atitude, Jesus quis nos mostrar que devemos amar em gestos concretos.


TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO
A transladação do Santíssimo tem notícias históricas desde o século II. Mas o rito da adoração, na quinta-feira santa entrou na Igreja a partir do século XIII e foi difundindo-se até o século XV.
O rito atual é muito simples e tem o seguinte significado: após a oração depois da comunhão, o Santíssimo é transladado solenemente em procissão para uma capela lateral ou para um dos altares laterais da igreja, devidamente preparado para receber o santíssimo.
Após a transladação, a comunidade é convidada a permanecer em adoração solene até um horário conveniente. O significado é de ação de graças pela eucaristia e pela salvação que celebramos nestes dias do Tríduo Pascal.(fonte: Paróquia N. S. Auxiladora)


DESNUDAÇÃO DO ALTAR
A desnudação tem a finalidade de retirar da igreja toda manifestação de alegria, em respeito a Paixão e Morte de Jesus. Antigamente tinha o significado alegórico da nudez com a qual Cristo foi crucificado. O ritual é feito após a missa, pelo sacerdote e dois ministros, retiram-se as toalhas e todos os enfeites do altar. As imagens velas e cruzes que não podem ser removidas são cobertas conforme a orientação do Missal Romano. Ficam desnudados até a Vigília Pascal.

Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...