segunda-feira, 14 de março de 2011

A Santa Ceia em alta definição

Leonardo da Vince pintou a Última Ceia de Jesus com extrema fidelidade ao Evangelho de São João. Tanto que é uma de suas pinturas mais famosas.
A famosa pintura se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie em Milão.



A Ultima Ceia - Leonardo da Vince
  Encontrei um site na internet onde podemos apreciar esta obra prima em alta definição. A qualidade da fotografia é de 16 bilhões de pixels, permitindo aos internautas verem todos os detalhes da imagem de Da Vinci.
A Ultima Ceia - Leonardo da Vince
O espaço onde está pintada a obra é estreito, e  não permite que mais de 20 pessoas entrem ao mesmo tempo. Elas precisam reservar uma visita meses antes. Por isso, cerca de 300 mil pessoas conseguem vê-la anualmente. Além do mais, os visitantes não podem ficar a menos de dois metros de distância da imagem. O que é uma tristeza para os admiradores da arte.
Através do site podemos observar pequenos detalhes da magnifica obra, como copos com vinho e alguns pedaços de laranja num prato em frente a São Mateus, como também  um pequeno campanário (de menos de dois centímetros) que se vê da janela atrás de Jesus. Podemos até obervar no manto de Judas pequenos bordados dourados. Da Vince só pintou no manto dele.
A Ultima Ceia - Leonardo da Vince

Admirem a obra, vale realmente a pena.

Acesse o site: haltadefinizione.com



Os apóstolos se agrupam em quatro grupos de três, deixando Cristo relativamente isolado ao centro. Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão no primeiro grupo: Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo branco inclinado contra o suposto João), Simão Pedro e João, este o único imberbe do grupo; Cristo ao centro; Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe) e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala), Judas, Jésus e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último. Estas identificações provêm de um manuscrito autógrafo de Leonardo encontrado no século XIX(Wikipédia)



Paz e Bem!
ABBA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...